Principais dúvidas sobre Modelagem de Ameaças

Vamos simplificar as principais dúvidas sobre o processo de modelagem de ameaças.

CYBERSECURITY

Walter Filho

3/31/20242 min read

grayscale photo of stop sign
grayscale photo of stop sign

P: O STRIDE pode ser usado para qualquer tipo de aplicação ou sistema?

R: Sim, o STRIDE é um framework versátil que pode ser aplicado a vários tipos de aplicativos e sistemas, independentemente de seu tamanho ou complexidade.

P: Com que frequência devemos atualizar nosso modelo de ameaças?

R: É recomendado atualizar seu modelo de ameaças sempre que houver mudanças significativas em seu aplicativo ou sistema, como grandes atualizações de recursos ou alterações na infraestrutura. Uma revisão periódica, por exemplo anual, é recomendada com o intuito de manter sempre atualizado e com possíveis mudanças sutis.

P: Existem ferramentas disponíveis para auxiliar na modelagem de ameaças usando o STRIDE?

R: Sim, existem várias ferramentas disponíveis, como a Ferramenta de Modelagem de Ameaças da Microsoft, OWASP Threat Dragon e outras que podem otimizar o processo de modelagem de ameaças e fornecer orientações adicionais. Há opções proprietárias inclusive que podem se integrar com seu ambiente para as etapas mais avançadas de desenvolvimento.

P: A modelagem de ameaças pode eliminar todos os riscos de segurança?

R: Embora a modelagem de ameaças ajude a identificar e mitigar riscos potenciais, ela não pode eliminar completamente todos os riscos de segurança. No entanto, ela reduz significativamente a probabilidade e o impacto de ataques bem-sucedidos.

P: A modelagem de ameaças é uma atividade única?

R: Não, a modelagem de ameaças deve ser uma atividade contínua ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento de seu aplicativo ou sistema para abordar ameaças e vulnerabilidades emergentes.

P: É melhor efetuar a modelagem de ameaças no sistema completo de uma vez ou em partes?

R: Depende de cada sistema, no entanto, se um mesmo sistema contém diversos processos como pagamentos, blogs, rastreio, chamadas de APIs, etc, melhor dividir por processos, facilitando também a revisão, gestão e a granularidade.

P: É caro contratar serviços de Modelagem de Ameaças para minha empresa?

R: Não, uma vez que você contratará um especialista externo com as ferramentas e expertise para a atividade, reforçado ainda mais considerando que você não vai precisar deslocar profissionais seus para esta atividade, focando em seu segmento principal. Cabe ressaltar que o ROI sobre a contratação deste serviço fica bem evidente não só sobre o fato de não tirar seu foco sobre suas atividades como também sobre a redução de probabilidade e impactos de ataques.

P: Como faço para contratar este serviço?

R: Bem fácil, conte conosco e clique aqui!.